4.9.09

Bouquets, Flores e Boutonnières

Prepare-se agora para uma lição de “Bouquet Design”. Existem mais de 15 tipos de bouquets, aqui, os principais:
- Em cascada, é o bouquet organizado no sentido vertical. Este pode terminar até abaixo da altura dos joelhos da noivo. É indicado para cerimónias formais e na minha opinião não deve ser utilizado por noivas gordinhas (corre o risco de ficar desproporcional) e noivas muito baixinhas.
- Miss, é o bouquet oferecido as misses e que é carregado apoiado no antebraço. Eu acho esse bouquet lindo e principalmente adequado para cerimónias informais e ao ar livre, no campo em particular.
- Redondo, numa pesquisa efectuada no Brasil, 75% das noivas escolhem este bouquet. É muito romântico mas deve ser evitado por noivas mignon.
- Composto, pouco conhecido, ele é uma composição de várias flores e pétalas organizadas em um único caule, criando a ilusão de uma flor gigante.
- Preso à mão, é um bouquet que parece não ter sido calculado, parece que as flores acabaram de ser colhidas e amarradas com um laço. Cria um efeito muito natural se o casamento tiver esse traço.
- Nosegay, é tipo da era vitoriana. Em geral são flores da mesma cor, cortadas todas na mesma altura. É amarrado com um laço ou uma fita e é frequente que seja colocado num cone de prata, de acordo com os tempos da Rainha Vitória.
- Posy, é uma versão menor do estilo nosegay. É ideal para noivas muito baixinha e como alternativa para as damas de honra.
- Pomander, este é o meu preferido, vá-se lá saber porquê acho ele uma graça. Consiste em uma bola de flores com uma fitinha de cetim pela qual é levado a mesma. Na minha opinião fica perfeito para as anjinhas e para as noivas 200% românticas.
Veja abaixo uma montagem com alguns: (clique na imagem para ver)


Vamos agora às dicas de uma Wedding-Planner-to-be de como não errar na escolha:
- A primeira coisa que você deve saber sobre o bouquet da noiva é que ele não é uma peça à parte do seu casamento: ele deve estar em harmonia com todo o resto mas não devem ser utilizadas as mesmas flores que na decoração.
- Prefira sempre flores de estação: são mais baratas e estarão mais frescas. Noivas que vão casar no verão devem ter um cuidado ainda maior com as flores que escolherem pois estas irão murchar mais rápido. Não escolha flores frágeis e se você for mesmo, mesmo persistente, peça ao seu florista que faça 2 bouquets iguais ou que pelo menos tenha algumas flores previstas para trocar as que perderem o brilho.
- Rosas e cravos são as flores mais usadas em casamentos e como eu não gosto de coisas “usadas”: seja original. Hoje em dia, a oferta é enorme, escolha tulipas, orquídeas, copo de leite, Crisântemo ou hortênsias (em breve um post sobre o significado das flores).
- Cuidado com flores com cheiros muito fortes, ficam bem em casa mas em casamento é bem mais complicado.
- Quando for escolher as suas flores, leve sempre um pedaço do tecido do seu vestido ou pelo menos um lençol branco. O contraste entre os dois dará uma melhor visão do efeito do bouquet com o seu vestido.

E as outras flores?
Damas de honor normalmente devem levar uma versão menor do bouquet da noiva, o que eu acho uma falta de originalidade. Na minha opinião levarem uma só flor ou um ramo diferente para cada uma com as mesmas flores (como nas imagens acima) são opções muito melhores.
Como disse, os anjinhos devem levar o pomander que combina com o tamanho delas ou então uma cesta de pétalas e/ou flores inteiras.

O noivo e os homens do casamento (pais, padrinhos, damos de honra…) levam uma flor única na lapela esquerda do casaco, paletó ou fraque. É a chamada boutonnière. É costume que todos os homens usem a mesma boutonnière mas o noivo pode optar por uma diferente que também fica muito bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário